Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Argentina busca apoio internacional por Malvinas

Governo de Cristina quer ajuda da ONU e do Grupo do Rio para impedir prospecções petrolíferas que Grã-Bretanha pretende fazer no arquipélagoA presidente Cristina Kirchner lançará na próxima semana uma ampla ofensiva para obter apoio de outros países na disputa que mantém com a Grã-Bretanha pela posse das Ilhas Malvinas. O conflito foi intensificado nos últimos dias pelo iminente início de exploração de petróleo no arquipélago - em posse dos britânicos desde 1833 - que a Argentina reivindica como parte de seu território.
Em uma última tentativa de impedir as perfurações, Cristina pedirá respaldo para pressionar a Grã-Bretanha aos presidentes dos países do Grupo do Rio - entre eles o Brasil - que na segunda e terça-feira participarão de uma reunião no México.
Além do Grupo do Rio, o chanceler argentino, Jorge Taiana, se reunirá com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, a quem pedirá que a organização internacional interceda na crise diplomática.
No fim de semana chegará às Malvinas a plataforma da empresa petrolífera Desire Petroleum para iniciar a perfuração a 160 quilômetros ao norte do arquipélago. Se a operação for bem-sucedida, será a primeira vez que petróleo jorrará nas ilhas, fato que, segundo analistas em Londres e Buenos Aires, entusiasmaria os moradores a buscar autonomia. Essa possibilidade, afirmam, poderia colocar a pique a reivindicação argentina sobre as Malvinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário