Pesquisar este blog

sábado, 20 de fevereiro de 2010

KC-390



“Ao longo de sua história, a Embraer sempre contou com a enorme capacidade da Força Aérea Brasileira para definir requisitos operacionais desafiadores, que levam ao desenvolvimento de produtos de grande eficiência e que se tornam sucessos de exportação”, comenta o Vice-Presidente Executivo para o Mercado de Defesa, Orlando Ferreira Neto, referindo-se não só ao novo programa em desenvolvimento, mas lembrando aeronaves como Bandeirante, Tucano, AMX e Super Tucano, produtos operados pelo Comando da Aeronáutica e que tiveram trajetórias semelhantes.
“O Programa é desafiador e altamente motivante”, diz Paulo Gastão, Diretor do Programa KC-390. Concebido para cobrir desde a operação de reabastecimento em vôo sobre a Amazônia até o apoio logístico à comunidade científica do País na estação Comandante Ferraz, na complexa condição meteorológica da região Antártica, o maior avião já desenvolvido pela Embraer terá carga máxima de 19toneladas e será a primeira aeronave de transporte militar dessa classe de produção nacional.
Do ponto de vista tecnológico, o emprego de sistemas no estado da arte e novos materiais, e um novo patamar de implementação e validação de software embarcado, aumentam significativamente o nível de segurança e a capacidade de operação da aeronave.
O primeiro KC-390 nas cores da FAB deverá ser entregue em 2015. O estabelecimento de parcerias internacionais de longo prazo está em fase avançada de discussão e deverá agregar valor ao Programa, nos aspectos tecnológico, econômico e de mercado. A FAB e a Embraer trabalham juntas na seleção estratégica de países e empresas estrangeiras que possam atender aos requisitos propostos, promovendo a integração dos interesses governamentais e industriais no Programa. Até 2011, todos os fornecedores e parceiros já deverão estar selecionados. Por ora, cerca de 100 pessoas estão envolvidas diretamente no Programa, que deve terminar 2010 com cerca de 400 profissionais altamente qualificados e atingir o pico em 2014, quando deve ocorrer o primeiro vôo do protótipo.
Propriedade intelectual do governo brasileiro, o KC-390 permitirá à Embraer penetrar em um novo segmento de mercado. A aviação de transporte tático mundial possui uma frota que ultrapassa 2.800 aviões somente no segmento entre cinco e 20 toneladas de carga máxima. Estudos de mercado da Empresa apontam para um mercado endereçável de aproximadamente 700 aeronaves, em 80 países, que devem ser substituídas ou modernizadas nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário