Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Iveco fornece veiculos militares ao Exercito Brasileiro

O Exército brasileiro e a Iveco América Latina rubricaram um contrato para o fornecimento de 2044 unidades da versão base da nova família de veículos blindados de transporte de pessoal (VBTP-MR). Estes novos veículos irão substituir os modelos Urutu utilizados actualmente pelas Forças Armadas do Brasil. O contrato assinado está avaliado em 6 milhões de reais, cerca de 2,5 milhões de euros, e terá uma duração de 20 anos.
A produção do lote de 2044 unidades está planeada para o início de 2012 e termina em 2030, sendo feita, incluindo os motores, no Brasil, onde a Iveco irá preparar uma área de produção exclusivamente dedicada a este projecto. A cadeia de fornecimento irá envolver mais de 100 fornecedores directos e algumas centenas de indirectos.
O acordo foi assinado numa cerimónia que decorreu no Quartel-General do Exército do Brasil, em Brasília, na presença do general Enzo Martins Peri, chefe do Estado Maior das Forças Armadas do Brasil, do general Fernando Sérgio Galvão, chefe de Estado Maior do Exército brasileiro, do presidente da Iveco América Latina, Marco Mazzú, e do director geral da Iveco Defense Vehicles, Pietro Borgo.
O projecto VBTP-MR faz parte da estratégia nacional de defesa do Brasil, que inclui a reorganização da defesa interna, assegurando assim que todo o equipamento necessário para cumprir as missões do exército brasileiro seja dotado da melhor tecnologia disponível. Para o Exército brasileiro, o projecto VBTP-MR irá aumentar a eficácia das forças terrestres, melhorará a capacidade de actuar em diversas missões em que o uso deste tipo de veículo, nas suas mais diversas versões (transporte de pessoal, reconhecimento, resgate, ambulância, etc.), é necessário para satisfazer as necessidades operacionais.
FAMILIA VBTP-MR
O VBTP-MR é uma família de veículos com motor diesel e um peso bruto de 18 toneladas, tracção integral 6x6, capacidade anfíbia e lotação até 11 soldados. As dimensões do modelo base assentam num comprimento de 6,91 metros, 2,7 metros de largura e 2,34 metros de altura, podendo o mesmo ser equipado com uma torre armada com operação por via de controlo remoto para as mais diversas aplicações. O veículo pode ainda ser transportado em aviões de carga idênticos ao C-130 Hercules.
Esta família de veículos blindados está actualmente em desenvolvimento, numa parceria entre as Forças Armadas do Brasil (através do projecto “Mobilidade Estratégica” e da colaboração do Departamento de Ciência e Tecnologia) e a Iveco. Cerca de 30 milhões de reais (12 milhões de euros) foram investidos na definição do projecto, no qual estão também envolvidas as maiores empresas brasileiras do sector. O primeiro protótipo está a ser construído no Brasil e estará pronto no primeiro semestre do presente ano, sendo outras 16 unidades de um lote piloto produzidas pela Iveco entre 2010 e 2011.
A família VBTP-MR é o resultado do concurso público lançado pelas Forças Armadas em 2007 e que foi ganho pela Iveco. Um dos factores decisivos para esta escolha da marca italiana foi a experiência da Iveco Defence Vehicles, que desenha, produz e vende uma gama completa de veículos militares, incluindo modelos semelhantes ao VBTP-MR brasileiro. Um modelo à escala 1/1 do VBTP-MR foi exposto no certame “Latin America Aero & Defence” (LAAD), a maior feira de equipamento militar da América Latina e que decorreu no Rio de Janeiro, em Abril de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário