Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Iraque reclama Mirage F1 que pagou e nao recebeu

O Governo iraquiano vai pedir à França para que devolva 651 milhões de euros que pagou há 15 anos para comprar aviões de combate, dinheiro que ainda não foi devolvido ao país árabe, informou nesta quinta-feira um comunicado oficial.
Segundo uma nota do gabinete do porta-voz do Governo iraquiano, Ali al Dabbagh, Bagdá decidiu formar um comitê que se encarregará de negociar a devolução desta quantia paga pelo regime de Saddam Hussein à França para comprar caças-bombardeiros Mirage F-1.Este comitê incluirá um representante da Presidência, acrescentou o texto, que não deu mais detalhes sobre os outros membros.
Em setembro de 1985, o regime de Saddam Hussein assinou um contrato com a França para comprar 24 aviões deste modelo e pagou antecipadamente, mas as aeronaves não foram entregues ao Iraque e o pagamento também não foi devolvido.
Quando o contrato foi assinado, o Iraque dispunha de 90 Mirage F-1. Compras adicionais destes aviões de combate foram barradas quando o Iraque invadiu o Kuwait, em 1990, em evento que desencadeou a Guerra do Golfo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário