Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Navios da marinha no resgate de tripulantes do veleiro canadence

fragata liberal
rebocador alte guilobel

fragata constituição

As Fragatas “Constituição” e “Liberal” e o Rebocador de Alto-Mar “Almirante Guillobel” participam das buscas aos tripulantes do Navio-Veleiro “Concórdia”, de bandeira canadense, que naufragou a cerca de 300 milhas (aproximadamente 555 Km) do litoral do Rio de Janeiro, quando realizava a travessia entre Recife e Montevidéu (Uruguai). O navio, pertencente à “West Island College International”, suspendeu do Recife no dia 8 de fevereiro de 2010, e tinha previsão de chegada à Montevidéu, no dia 23 de fevereiro.
Foi determinado pelo Serviço de Busca e Salvamento da Marinha do Brasil ( SALVAMAR BRASIL ) que três navios mercantes que navegavam naquela área marítima se dirigissem ao encontro de uma balsa, localizada por uma aeronave da FAB, que mantém um Hercules C-130 nas buscas.
Já foram localizadas três balsas com os 64 tripulantes, que estão sendo resgatados pelo Navio Mercante “Hokuetsu Delight”. Os Navios Mercantes “Cristal Pionner” e “SE Stao Knutsen” também já chegaram na área. Segundo um dos tripulantes que foi resgatado, durante a travessia, o Navio-Veleiro “Concórdia” enfrentou fortes ventos, vindo a emborcar e naufragar.

Rebocador “Alte Guillobel”

Fragata “Liberal”

Pilotos da FAB relatam ações de busca a sobreviventes de veleiro naufragado a 500 km do RJ
Os comandantes das aeronaves da FAB que buscaram e encontraram botes com 64 sobreviventes do naufrágio do Veleiro Concórdia relataram as dificuldades do trabalho em meio ao Oceano Atlântico.

A primeira aeronave que decolou foi um Bandeirante de Patrulha, do 4º/7º GAV, no início da noite de ontem. O Capitão Jorge Petrola, comandante da aeronave, disse que acendeu as luzes do avião e avistou o sinal luminoso emitido por sobreviventes, o que para a tripulação foi uma grande alegria.
Durante a madrugada, decolou um KC-130, do 1º/1º GT. O Capitão Marcel Barros, comandante do avião, explicou que foi lançado um paraquedas iluminativo (veja foto abaixo) para um navio mercante que passava próximo ao local do naufrágio e que colaboraria com o resgate dos sobreviventes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário