O governo do Paraguai desmentiu a informação divulgada nos últimos dias de que especialistas colombianos viajariam ao país para auxiliar os militares a combater grupos armados locais. O esclarecimento foi feito por meio de um comunicado emitido pelo Ministério da Defesa. Antes, a imprensa paraguaia havia noticiado que colombianos chegariam ao país para prover instrução teórica e prática sobre como enfrentar guerrilhas.O Ministério da Defesa, no entanto, enfatizou que “não teve, não tem, nem terá assessores nem especialistas estrangeiros para ditar normas” sobre como lidar com esse tipo de situação.
A nota oficial faz referência à divulgação de informações a respeito de supostas reuniões entre membros do governo e militares paraguaios com o coronel Jorge Humberto Jerez Cuellar, funcionário da diplomacia colombiana em Assunção.
O comunicado, assinado pelo ministro da Defesa, Luis Bareiro Spaini, reitera que as informações difundidas são “inexatas e incorretas”.
Supostamente, os especialistas estrangeiros ajudariam — com sua experiência no combate às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e a outros grupos armados — as autoridades locais a fazer frente ao Exército Popular Paraguaio (EPP), que atua no norte do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário