Pesquisar este blog

sábado, 20 de fevereiro de 2010

S-300 para o Irã

A Rússia pretende cumprir um contrato para o fornecimento de mísseis de defesa antiaérea S-300 ao Irã, disse o vice-chanceler Sergei Ryabkov à agência de notícias Interfax.Israel e Estados Unidos pedem repetidamente à Rússia que cancele a venda dos S-300, que são montados sobre caminhões e podem abater mísseis ou aviões a até 150 quilômetros de distância.
"Há um contrato para fornecer esses sistemas ao Irã, e vamos cumpri-lo", disse Ryabkov à Interfax. "Adiamentos são ligados a problemas técnicos com o ajuste desses sistemas."Ele alertou também para que as exportações militares da Rússia ao Irã não sejam politizadas.
"É absolutamente incorreto colocar ênfase na questão dos S-300 (...) e transformar isso em um grande problema, para não falar em vincular isso à discussão sobre restaurar a confiança no caráter puramente pacífico do programa nuclear do Irã."
A possível venda dos S-300, que poderiam proteger instalações nucleares iranianas contra bombardeios aéreos, é uma questão extremamente delicada nas relações da Rússia com Israel.
Em sua visita desta semana a Moscou, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pressionou o Kremlin a apoiar sanções mais duras contra a República Islâmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário