Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Lavrov defende a venda de armas russas para America Latina

O ministro do Exterior russo Sergei Lavrov defendeu a venda de armas de seu país para a América Latina, dizendo que as vendas aumentaram nos últimos anos mas que ainda não atingiram as vendas dos Estados Unidos na região.
“As negociações para as entregas aumentaram consideravelmente” em vários países latino-americanos, disse ele durante uma entrevista em conjunto à imprensa na terça-feira, na Cidade do México, com sua contraparte mexicana Patricia Espinosa.
“Entretanto, ainda estamos atrás dos Estados Unidos”, acrescentou Lavrov.
A América Latina é o maior novo mercado para exportações de armas russas, de acordo com o Instituto para Estudos Estratégicos Internacionais (IISS), sediado em Londres.
As vendas de armas russas para os países da América Latina “são uma questão meramente econômica, e não política”, Lavrov disse.
Ele remarcou que o México está interessado em adquirir helicópteros para vigilância costeira para auxiliar na batalha que vem sendo travada contra traficantes de drogas no país.
A Rússia procura assinar negociações referentes á segurança com vários países latino-americanos e já tem projetos concretos garantidos com Cuba, Nicarágua e Colômbia, acrescentou.
“Queremos desenvolver essa cooperação e trabalhar com o México”, disse ele.
O líder da diplomacia russa disse que seu país abordou a região com “pragmatismo”, ao invés de uma tendência ideológica.
A Rússia, segundo maior país em vendas de armas no mundo em 2008, assinou contratos com a Venezuela, Peru, Brasil, México e Colômbia, e está em negociações com a Bolívia, Uruguai e Equador, disse o IISS no início de fevereiro.
Nos últimos anos, a Venezuela comprou equipamentos militares da Rússia no valor de 4 bilhões de dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário